O Ballet é uma modalidade que tem muitas qualidades e vai além da leveza, disciplina, flexibilidade e postura, que são os benefícios notoriamente mais discutidos.
Em toda a sua história, a dança clássica carrega um forte lado artístico, por ter nascido dentro das cortes europeias e ter como maiores incentivadores a monarquia. Mas com a profissionalização, nasceu também a necessidade de um trabalho físico sólido, proporcionando aos bailarinos executar grandes saltos e giros.
Hoje o Ballet é uma modalidade que trabalha com um foco além do desenvolvimento físico e artístico, resultando em uma melhora na concentração, memória, musicalidade, noção espacial, socialização, responsabilidade e disciplina. E dentro do planejamento pedagógico do ballet infantil, tudo isso pode ser desenvolvido por meio de atividades lúdicas.
Não existe uma idade certa para começar o estudo no Ballet Clássico, até porque cada metodologia e escola trás uma idade inicial. No Thalita Nóbrega Ballet oferecemos aulas para crianças a partir de 1 ano e 6 meses, mas se ela já ficar sem a mãe na sala, apenas com as professoras e colegas, pode entrar um pouco mais nova.
O mais importante é que entrar no mundo da dança seja uma escolha da criança, não apenas um desejo dos pais, por isso oferecemos aulas avulsas para que elas experimentem e sintam a nossa atmosfera encantadora antes de se matricularem nas aulas. Mas ressalto que o apoio da família é fundamental para que o bailarino se sinta acolhido, incentivado e apoiado não só durante as aulas e apresentações, como também para fazer exercícios complementares em casa e acompanhamentos psicológicos, médicos e fisioterapêuticos mais para frente no seu processo de profissionalização como atleta.
Alguns bailarinos começam a fazer as aulas de Ballet Clássico um pouco maiores, mas nem por isso deixam de brilhar mais na frente e fazer carreira na dança. Para a profissionalização, o indicado é que o primeiro contato com o Ballet seja até os 10 anos, mas os meninos culturalmente acabam entrando um pouco depois, já na adolescência, e por questões físicas conseguem se desenvolver mais rápido e acompanham dentro do mercado outros bailarinos que começaram o trabalho ainda na infância.
Os benefícios são muitos e despertam na criança o prazer de dançar, a liberdade de se movimentar e o senso de responsabilidade, pois ela passa a fazer parte de um grupo, especialmente nas coreografias.
Os exercícios vestidos de brincadeiras fazem com que os pequenos bailarinos voem como borboletas trabalhando a leveza dos braços, imitem os sapinhos desenvolvendo os saltos e andem na meia ponta colhendo frutas nas árvores, além de muitos outros recursos pedagógicos, histórias e músicas que trabalham não só os passos característicos da dança clássica, como também a coordenação motora, flexibilidade, equilíbrio, força, criatividade e expressividade.
Depois de ler tudo isso, deu até vontade de dançar ballet, né? No Thalita Nóbrega Ballet temos turmas para todos os níveis e idades, e até mesmo uma mulher que começa na dança já adulta pode se encantar e realizar o sonho de ser uma bailarina.
Classical ballet offers amazing benefits for children! It helps improve their posture, flexibility, and strength while fostering discipline and creativity. Plus, it boosts their confidence and provides a fun way to stay active and healthy. Highly recommend giving it a try!
Perfeitooo 💓
Amo muitoooo❤❤❤
Lindaaaa♡♡♡
ameiiii😍❤️